# 04 / 05

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MISSÃO #04 CONCLUÍDA

A vitória está reservada para aqueles que estão dispostos a pagar o preço

Sun Tzu

Missão #05

Contexto

Finalmente conseguimos mostrar a relevância do nosso projeto e conquistamos os principais envolvidos na operação por aqui: Pedro, João Paulo e Afonso, CEO Brasil. Como Afonso havia sinalizado, eles levaram nosso projeto para a matriz americana, que considerou interessante a iniciativa.

O foco agora é irmos em busca de fecharmos um projeto global com a HPN. Um dado relevante é que, sem a parceria com a matriz, o acesso ao banco de dados continuará restrito, o que dificulta até mesmo a continuidade de um projeto com a operação no Brasil.

Para alcançarmos nosso objetivo, temos como missão mostrar para a matriz nos EUA que conseguimos trabalhar com os dados de todos os centros de distribuição no mundo, e não somente do Brasil. Nosso campo de atuação continua sendo as vendas B2B, porém agora com dados de todas as bases do cliente.

Precisamos causar um boa impressão. Então, mais que nunca, o design será imprescindível. Dê o seu melhor e crie um layout que irá impressioná-los. Para facilitar, a equipe de comunicação da HPN nos enviou diversos materiais de apoio e imagens para você utilizar no seu Dashboard.

A estrutura da base enviada pela matriz americana é semelhante à da Missão #01, porém conta com uma tabela a mais, que é a tabela de Devoluções (Returns), visto que os centros de distribuição dos EUA e Canadá oferecem a opção de devolução de alguns produtos em até 15 dias após a entrega para o cliente.

Tanto a base de dados global quanto os materiais de identidade visual estão disponíveis na plataforma.

Objetivo

Estas são as tarefas desta missão:

  1. Mostrar em um cartão o faturamento bruto (Gross Sales).

  2. Mostrar em um cartão o valor devolvido (Returns).

  3. Mostrar em um cartão o percentual do valor devolvido em relação ao faturamento bruto (Return Rate).

  4. Mostrar o valor de Gross Sales em um gráfico com eixo customizado, como no exemplo abaixo:

No mesmo gráfico temos, em azul, o valor de Gross Sales ao longo dos meses do ano selecionado e, em roxo, o valor de Gross Sales do ano anterior e o valor de Gross Sales do ano selecionado. Os dados em azul e em roxo estão em escalas (eixos) diferentes.

Isso foi um pedido do Diretor Comercial da HPN nos EUA que visualiza os dados no formato acima em seus relatórios no Excel.

Dica: assista à Live #30 novamente para pegar dicas de como realizar esta tarefa

  1. A matriz nos EUA acompanha um indicador do percentual de vendas que foi destinado para “Clientes Bons”. São duas as regras para definir um cliente como bom:

    i) comprar acima da média dos demais clientes do mesmo país, ou seja, clientes com "Gross Sales" maior que "Av. by Customer in Country";
    ii) possuir "Return Rate" abaixo de 10%.

    Portanto, calcule o valor de Gross Sales para clientes bons, representado por "Gross Sales for Good Customers" no exemplo abaixo:

Conforme mostrado acima, nos EUA cada cliente compra em média $137.900,10. O valor total de Gross Sales que resulta dos clientes que compraram acima deste valor e que possuem taxa de devolução menor que 10% representa 57,97% do faturamento bruto do país. Já no Brasil este percentual é de 88,75%, o que indica uma maior concentração em clientes bons.

  1. Realizar análises extras que você considerar relevante, caprichando no layout e utilizando o poder dos recursos visuais do Power BI.

  2. Postar nas redes sociais o resultado do seu projeto, marcando o Comandante Karpinski e utilizando a hashtag #BootcampXperiun.

Entrega para o cliente

Data limite: 15/08/23, até às 14h. Após esse prazo esta página não estará mais disponível.

Orientações sobre a entrega:

1. Publique seu PBIX no Power BI online;
2. Logue no serviço do Power BI e abra seu relatório no Power BI online;
3. Vá em Arquivo -> Inserir relatório -> Publicar na Web (público);
4. Informe a URL gerada no formulário abaixo (você pode gerar um encurtador no bit.ly se desejar);
5. Responda às perguntas do questionário abaixo.

Reforçando: você precisa publicar seu relatório de forma pública na Web através do serviço online do Power BI e informar esta URL no formulário abaixo. O envio do link de forma errada poderá desqualificá-lo do programa.

Lembre-se também de compartilhar seu Dashboard no LinkedIn utilizando a hashtag #BootcampXperiun

Atenção!

Para se classificar para a Segunda Fase é necessário que, na Primeira Fase, você entregue ao menos 3 das 5 missões. E nessas 3 missões você precisará acertar ao menos 3 das 5 questões contidas no formulário ao final da missão.

Aqueles que atenderem a esse critério passarão à Segunda Fase e terão direito de participar de um SQUAD.

AGORA É COM VOCÊ. PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO COM MUITA ATENÇÃO: