Parabéns, você foi selecionado para fazer parte da Segunda Fase do Bootcamp Power BI.
A partir de agora você é membro de um SQUAD.
Assista ao vídeo abaixo com as orientações do Comandante Karpinski.
Somos um time
Agora, mais do que nunca, o trabalho em equipe será primordial para o sucesso desta fase. Você já recebeu o contato dos seus colegas por e-mail, logo está na responsabilidade de vocês a organização, diálogo e desenvolvimento enquanto equipe.
O programa não estabelece a quantidade de reuniões ou o formato de trabalho de vocês enquanto time. Porém, é essencial que haja sinergia na execução das tarefas e nas tomadas de decisão.
Neste momento é que vamos testar o quanto cada um de vocês está comprometido com nossos pilares.
Enquanto SQUAD, vocês deverão somar suas habilidades para a execução do projeto. De qualquer modo, existem atribuições específicas que poderão ser distribuídas entre os membros da equipe ou trabalhadas concomitantemente.
Manipulação de Banco de Dados
Estruturação e Modelagem de Dados
Realização de Cálculos para Análises
Design de Dashboards e Storytelling
Guia de Implementação e Governança
Projeto HPN Global
Vamos trabalhar com os dados diretamente do banco de dados da Heavy Power Nutrition, tendo como objetivo principal construirmos uma solução de BI com arquitetura adequada, processos bem definidos e modelagem de dados robusta.
Para isso, recebemos da HPN um backup do banco de dados que contém cadastros, informações de Vendas B2B e informações Financeiras. Neste projeto somos responsáveis inicialmente por trabalhar apenas com os dados de Vendas B2B da empresa.
Você e sua equipe irão receber este backup do banco de dados por e-mail.
Este projeto é importantíssimo para nosso cliente, visto que ele é o ponto de partida para criarmos uma cultura de dados na empresa e torná-la cada vez mais Data Driven.
Vale ressaltar que o projeto não se resume em simplesmente entregarmos uma solução. Com o tempo é necessário que os usuários adotem os recursos no seu dia-a-dia. Desta forma, é preciso criar um plano de implementação, adoção e manutenção da solução, caso contrário corre-se um sério risco dela ser abandonada em poucos meses.
Lembre-se que muitas vezes a tarefa mais difícil não é criar a solução, e sim mantê-la funcionando e sendo utilizada.
As principais partes interessadas no projeto inicialmente são as Gerências de Marketing e Vendas e a de TI.
O setor de TI na matriz é composto por cerca de 30 colaboradores, sendo dividido em três equipes: i) Help Desk; ii) Manutenção de Sistema; iii) Administradores de Bancos de Dados.
O acesso ao banco de dados é liberado para todos os membros da equipe de TI, porém nenhum deles possui experiência com o Power BI ainda.
Já os times de Marketing e Vendas (principais utilizadores da nossa solução) são compostos por cerca de 400 colaboradores no total, entre gestores, supervisores, vendedores e analistas, alocados nos centros de distribuição espalhados pelo mundo.
A forma de trabalho desses times segue o mesmo padrão em todos os CDs, logo utilize sua experiência com o trabalho realizado no Brasil para ter mais insights durante a entrega.
Um detalhe importante a acrescentar é que muitas vezes os analistas precisam utilizar bases externas, que não estão no banco de dados, para realizar algumas análises específicas. O objetivo é que essas análises sejam feitas no Power BI agora, e não mais no Excel.
Vale lembrar que os analistas possuem conhecimento avançado em Excel, enquanto os demais somente visualizam relatórios.
Ao todo, são cerca de 40 analistas espalhados pelo mundo. Ninguém na HPN tem conhecimentos em Power BI ainda, porém ela possui o Office 365 e já utiliza algumas ferramentas como o Sharepoint, Teams, Planner e Yammer.
Para efeitos de segurança da informação, neste primeiro momento a HPN irá restringir os dados de acordo com a região dos usuários apenas. Esta informação está presente na tabela Region do banco de dados da HPN Global. Portanto os usuários da mesma região poderão ver todos os dados daquela região. Isso é válido para os gestores, supervisores, vendedores e analistas nos Centros de Distribuição. Já a TI e a Diretoria na matriz devem ver os dados de todas as regiões do mundo.
Nosso ponto de contato nos EUA é o Denis Murphy, Sales VP da HPN e, eventualmente, o Steve Jackson, IT Manager.
Denis Murphy, Sales VP da HPN
Steve Jackson, IT Manager
Em nossa reunião de briefing com Denis, ele deu uma visão geral do cenário de vendas global da empresa entre os anos de 2010 e 2013. Destacou, principalmente, os fatores regionais e o impacto cultural na compra dos produtos HPN.
Como a aplicação do nosso projeto no Brasil foi feita na área de Vendas B2B e área Financeira, Denis está mais tranquilo tendo em vista os especialistas SAFI que estarão no front de execução.
Nossa Missão
O cliente nos solicitou que fosse criado um projeto completo do setor comercial incluindo as análises necessárias para atingir os objetivos listados logo abaixo.
Lembre-se: a HPN contratou um time de especialistas, então vocês deverão enxergar possibilidades, oportunidades e formas de surpreender o cliente trazendo argumentos e informações consistentes.
Realizar uma projeção de faturamento para 2014 para ajudarmos a HPN a traçar o budget de 2014. Eles nos contaram que desejam ter um aumento de 10% ao longo do ano na comparação com 2013, com exceção do mês de maio/2014, onde eles esperam dobrar o faturamento em relação à maio/2013, já que irão participar de um super evento do mundo fitness neste mês.
Ajudar a HPN a encontrar oportunidades de melhoria e, com isso, ser possível atingir as metas de 2014. Algumas possibilidades de análise:
Quedas de faturamento ao longo do tempo;
Variações na margem;
Produtos sem vendas;
Clientes há muito tempo sem compras;
Taxa de abertura de novos clientes;
Identificação de outliers (clientes, regiões e/ou produtos fora da curva);
Aumento de devolução de vendas;
Produtos e clientes com performance abaixo da média;
Correlações entre variáveis, etc.
Portanto explore os dados e identifique onde a HPN pode agir para conseguir bater as metas de 2014.
Criar um Guia de Implementação (em português) com diretrizes para impulsionar a adoção da solução pelos usuários e com os processos de governança descritos. Questões como as abaixo são importantíssimas de serem definidas:
Quais licenças devem ser adquiridas pela HPN;
Quais usuários poderão criar relatórios e de onde irão obter os dados;
Quais serão os papéis e responsabilidades de cada usuário;
Como será o processo de compartilhamento dos relatórios;
Quem será responsável por fazer melhorias e incrementos na solução, etc.
Este documento será entregue ao cliente e será com base nele que iremos implementar o projeto na HPN.
É importantíssimo que todos os usuários da HPN estejam cientes dos processos e que eles consigam obter valor da solução. Assim garantimos que ela realmente será utilizada no dia a dia e não caíra em desuso após nossa entrega final.
Outros pré-requisitos do SQUAD:
Definir um nome para o time.
Publicar nas suas redes sociais sobre o início da nova fase do Bootcamp, destacando que agora você faz parte de um SQUAD. Algo como:
"Estou participando do SQUAD [NomeDoSQUAD] no Bootcamp Power BI após receber minha medalha SAFI".
Postar participação em reunião do SQUAD (printscreen da tela do Zoom) e marcar o Comandante Karpinski.
Entrega do Projeto
Data limite: 10/09/2024
A entrega deste projeto será feita diretamente para o cliente. Portanto, façam toda a comunicação como se estivesse falando para o cliente diretamente.
Todos os itens solicitados deverão ser publicados em um blog ou site próprio, organizado e dividido em quantos artigos o SQUAD achar conveniente. Vocês também podem criar o blog/site na plataforma que desejarem.
É necessário que o SQUAD (com o máximo de membros que conseguirem reunir) grave um vídeo de no máximo 15 minutos para mostrar à HPN o resumo e a apresentação geral dos itens de entrega. Aqui vocês deverão trazer os insights e o que o cliente precisa saber para utilizar o produto que você acabou de desenvolver.
Seu objetivo é deixar a HPN sem dúvidas sobre como usar o relatório e mais que isso: ela deve saber interpretar corretamente todas as soluções desenvolvidas até aqui.
Especificações do vídeo:
- Publicação no YouTube em modo público;
- Duração: de 10 à 15 minutos;
- Embedar o vídeo no blog/site.
Orientações para a entrega:
Envie o arquivo PBIX e o link do blog/site (apenas estes dois itens) por e-mail para bootcamp@xperiun.com com o seguinte assunto no e-mail: “Solução Final do SQUAD [NomeDoSQUAD]”.
Este link será encaminhado diretamente para o cliente. Lembre-se: fale diretamente para o cliente nos artigos e vídeo, e não com o CMTE Karpinski.
Atenção: somente um membro do SQUAD deve fazer este processo e uma única vez. Pode copiar todos os membros do SQUAD no e-mail se desejar.