# 02 / 05
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MISSÃO #02 CONCLUÍDA
Quem teme ser vencido tem a certeza da derrota
Napoleão Bonaparte
Missão #03
Contexto
Após nossa conversa, Pedro se reuniu com a equipe de Inteligência de Negócios e a equipe de Vendas para discutir qual seria a melhor opção para que ambas as equipes trabalhassem com os mesmos dados.
Um dos analistas comentou ter experiência com SQL e assumiu a responsabilidade de tentar obter os dados diretamente do banco. Com isso não seria mais necessário fazer intervenções manuais para exportar dados do sistema.
Pedro então foi até a equipe de TI para tentar obter um usuário de acesso ao banco de dados. Porém os analistas da área não puderem atender o pedido inicialmente devido a questões de segurança e, também, porque precisam entender melhor sobre o projeto, visto que a TI não estava envolvida até o momento.
Os analistas de TI pediram para Pedro conversar com João Paulo, gerente Administrativo Financeiro e responsável pela equipe de TI, para alinhar melhor esses pontos e verificar esta possibilidade. Vale lembrar que no Brasil a HPN não mantém uma Gerência de TI e sim uma equipe de manutenção e suporte que faz parte da Gerência Administrativo-Financeira.
Pedro preferiu aguardar um pouco mais e levar para João Paulo algo que fosse mais contundente, apresentando um cenário que traga um benefício direto para as duas gerências.
Hoje a TI possui um analista de suporte que passa praticamente 100% do seu tempo criando análises diretamente no banco de dados para as demais áreas. E este é outro gargalo da empresa: essa dependência e demora excessiva na realização de análises.
Sem contar que os analistas financeiros sofrem dos mesmos problemas que os analistas de Pedro: demora na criação de relatórios, alta quantidade de trabalhos manuais, etc.
Então uma das maneiras que Pedro enxergou para beneficiar João Paulo seria otimizando o trabalho deste analista através da criação das mesmas análises dentro do Power BI. E, claro, ajudando também de alguma forma João Paulo a ter acesso mais rápido a informações financeiras.
Objetivos
Chegou a hora então de mostrarmos que somos os melhores do mundo quando o assunto é cálculo e análise de dados. Nesta missão vamos usar todo nosso conhecimento na linguagem DAX para fazer algumas análises super interessantes que Pedro nos solicitou e que irão ajudar tanto a ele como a João Paulo.
E, com isso, vamos também mostrar para João Paulo o quanto seu tempo e de sua equipe será otimizado quando o projeto estiver rodando automaticamente.
Você já possui a base de dados necessária para todas as análises que você irá criar nesta missão. Agora é mão na massa:
- Pedro quer visualizar em uma página do relatório o valor total de Net Sales que tem para receber nos próximos 30 dias, a partir de uma seleção dinâmica em um filtro de data. Por exemplo, ao selecionar um dia específico em um filtro você deve listar quais notas fiscais serão recebidas em até 30 dias e qual o valor delas. Confira o exemplo abaixo:
No exemplo acima, a empresa teria $147.578 para receber entre 07/06/2013 e 07/07/2013.
Essa análise vai ajudar diretamente a equipe financeira de João Paulo. Portanto capriche!
- Pedro acompanha um indicador de quantas vendas foram realizadas para cada produto nos últimos 90 dias (em relação a um filtro de data). Ele tem como objetivo fazer ao menos 5 vendas por produto nos últimos 90 dias para considerar este produto como ativo no período selecionado. Desta forma, crie uma segmentação dinâmica para identificar quantos produtos se encaixam nas seguintes categorias:
- High Frequency: 10 ou mais vendas nos últimas 90 dias.
- Medium Frequency: entre 5 e 9 vendas nos últimas 90 dias.
- Low Frequency: entre 1 e 4 vendas nos últimas 90 dias.
Lembre-se que esta análise deve ser dinâmica e levar em consideração o filtro de data na tela, conforme exemplo abaixo:
No modelo acima podemos perceber que, em Setembro, há 04 produtos com alta frequência de vendas (High Frequency), 11 produtos com frequência média (Medium Frequency) e 21 produtos com frequência baixa (Low Frequency).
É importante que você note que há diversos produtos com o mesmo nome, variando o sabor e tamanho. Nessa análise, Pedro não está preocupado com os diferentes tamanhos e sabores. Portanto, utilize sempre a coluna “ProductName” como referência nos cálculos, para que todas as variações possíveis sejam agrupadas em um único nome de produto.
- Pedro está preocupado com alguns sabores e tamanhos de produtos que estão parados no estoque sem venda, especialmente os itens da subcategoria Whey Protein, que são importantíssimos para a HPN. Portanto faça uma análise de quantos itens diferentes desta subcategoria ficaram sem venda ao longo dos meses, como no exemplo abaixo:
No visual de Matriz da imagem acima, o quadrado vermelho indica que aquele item não foi vendido no mês, enquanto o verde indica que ele foi vendido no período. Sabendo que o Hydrolyzed Whey e o Isolate Whey são produtos muito similares, o que você poderia sugerir a Pedro para evitar que os itens do produto Isolate Whey Protein fiquem parados por muito tempo no estoque sem vendas?
- Pedro precisa fazer uma comparação do desempenho dos vendedores. Portanto faça um ranking de vendedores envolvendo a criação de 4 medidas:
- Ranking de vendedor comparando o seu Net Sales com todos os demais vendedores (Rank Salesperson).
- Ranking de vendedor comparando o seu Net Sales com os vendedores do mesmo supervisor (Rank Salesperson in Supervisor).
- Valor de Net Sales para o Top 1 vendedor de cada supervisor (Net Sales Top 1 Supervisor) e seu valor percentual em relação ao total (% Sales to Top 1).
- Algo muito importante no modelo de negócios da HPN são as vendas cruzadas. É o caso das vendas de BCAA junto com Whey Protein. São produtos que precisam sair juntos sempre. Portanto faça uma análise de quantas vendas tiveram algum produto de Whey Protein, mas não tinham nenhum produto de BCAA, como no exemplo abaixo:
Em todas essas 35 vendas foi deixado "dinheiro na mesa" e o Vendedor responsável falhou no momento da venda.
Atenção: A Missão será considerada como concluída se você completar ao menos 02 dos 05 itens da lista acima.
Atenção!
Por mais que você não precise completar todas as tarefas da missão para que ela seja considerada como concluída, tente completar todas para enriquecer seu portfólio e seus conhecimentos em DAX. É na dificuldade que crescemos!
Você pode organizar essas análises da forma que achar mais adequada no seu relatório. Pense no cliente sempre!
Não se esqueça de postar nas redes sociais com a hashtag #BootcampXperiun
Entrega para o cliente
Data limite: 24/07/23, até às 14h. Após esse prazo esta página não estará mais disponível.
Orientações sobre a entrega:
1. Publique seu PBIX no Power BI online;
2. Logue no serviço do Power BI e abra seu relatório no Power BI online;
3. Vá em Arquivo -> Inserir relatório -> Publicar na Web (público);
4. Informe a URL gerada no formulário abaixo (você pode gerar um encurtador no bit.ly se desejar);
5. Responda às perguntas do questionário abaixo.
Reforçando: você precisa publicar seu relatório de forma pública na Web através do serviço online do Power BI e informar esta URL no formulário abaixo. O envio do link de forma errada poderá desqualificá-lo do programa.
Lembre-se também de compartilhar seu Dashboard no LinkedIn utilizando a hashtag #BootcampXperiun
2. Logue no serviço do Power BI e abra seu relatório no Power BI online;
3. Vá em Arquivo -> Inserir relatório -> Publicar na Web (público);
4. Informe a URL gerada no formulário abaixo (você pode gerar um encurtador no bit.ly se desejar);
5. Responda às perguntas do questionário abaixo.
Reforçando: você precisa publicar seu relatório de forma pública na Web através do serviço online do Power BI e informar esta URL no formulário abaixo. O envio do link de forma errada poderá desqualificá-lo do programa.
Lembre-se também de compartilhar seu Dashboard no LinkedIn utilizando a hashtag #BootcampXperiun
Atenção!
Para se classificar para a Segunda Fase é necessário que, na Primeira Fase, você entregue ao menos 3 das 5 missões. E nessas 3 missões você precisará acertar ao menos 3 das 5 questões contidas no formulário ao final da missão.
Aqueles que atenderem a esse critério passarão à Segunda Fase e terão direito de participar de um SQUAD.
AGORA É COM VOCÊ. PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO COM MUITA ATENÇÃO: