Sobre o cliente

A Heavy Power Nutrition é uma multinacional do segmento de suplementos alimentares fundada pelos irmãos Matt e Keaven Windsor. Inicialmente, eles abriram uma loja em 2005 que revendia produtos de outras marcas. Porém, em 2008, compraram uma pequena fábrica de suplementos, dando origem à HPN.

A matriz da empresa está sediada em Seattle, Estado de Washington (EUA), com Centros de Distribuição espalhados em outras regiões do Estados Unidos, além do Canadá, França, Alemanha, Reino Unido e Brasil.

Os Centros de Distribuição fora do território americano são responsáveis por fazer a importação dos produtos, que provém exclusivamente da fábrica nos EUA. São eles que realizam as vendas nos países em que estão sediados.

Além da operação B2B (Business to Business) com vendas para academias, lojas de suplementos e lojas de departamento, a HPN efetua vendas diretamente para o consumidor final através do seu site oficial.

Para mais informações acesse o site: https://heavypowernutrition.com/

Operação no Brasil

O Centro de Distribuição no Brasil está localizado em São Paulo (SP), de onde efetua o envio de mercadorias para todo o país.

Atualmente, os departamentos da empresa são enquadrados dentro de 4 gerências ligadas diretamente ao CEO Brasil.

Status da Negociação

Nosso contrato de consultoria está no período de experimentação, em um acordo fechado com a Gerência de Marketing e Vendas, através do gerente Pedro Ozaski, que iniciou o contato com nossa equipe através do LinkedIn. Pedro comanda toda a operação de Inteligência de Negócios (marketing voltado à geração de demanda), Vendas B2B e Vendas Online.

O foco prioritário do projeto, inicialmente, estará nos dados gerados pelo setor de Vendas B2B, que lida diretamente com as revendas dos produtos em todo Brasil (lojas de suplementos, academias e lojas de departamento).

Área de foco do projeto: Comercial, Vendas B2B.

Pedro Ozaski, Gerência de Marketing e Vendas

Afonso Gomes, CEO Brasil

Desafio

Assim como em outras empresas, a Heavy Power Nutrition possui um grande desafio no momento de acompanhar seus indicadores para a tomada decisão.

Pedro nos informou que está muito insatisfeito com a demora na entrega dos relatórios de vendas que são desenvolvidos na área B2B. Além disso, por mais que as equipes utilizem planilhas do Excel para monitorar os fluxos das 05 regiões do Brasil, ele percebe que boa parte do trabalho ainda ocorre de maneira manual e pouco eficiente.

Durante a reunião de Kick-off percebemos que ele é uma pessoa que quer mudar esse cenário e que quer tornar a HPN uma empresa mais analítica, com uma solução global utilizando Power BI.

Comentamos com ele que esse tipo de transformação envolve uma mudança de cultura, visando construir uma empresa Data-Driven. Além disso, teria que envolver um projeto mais longo e complexo junto com a TI, para podermos criar uma estrutura adequada para sustentar esta solução.

Encaminhamento

Pedro gostou muito da Prova de Conceito (PoC) e aprovou o início do projeto piloto para a sua área.

Vamos iniciar o trabalho em cima de uma planilha extraída do sistema, para mudar o processo de criação e análise de relatórios de manual para “semi-automático”.

Tanto Afonso como Pedro nos informaram que, gostando das soluções, o projeto poderá se estender para outras áreas da empresa, inclusive até à matriz nos EUA, onde aí sim nos envolveríamos com a equipe de TI da empresa para criarmos toda a estrutura necessária e deixar o projeto 100% automatizado, extraindo os dados diretamente do banco de dados da empresa.

Mas antes precisamos mostrar que somos os melhores analistas e consultores de BI do mundo entregando as 5 missões para Pedro.

Vejo você na primeira missão!