#01/04
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MISSÃO #01 CONCLUÍDA

Força de ânimo e coragem na adversidade servem para conquistar o êxito, mais do que um exército

John Dryden

Missão #02

Contexto

Um dos principais benefícios do iM4, o aplicativo da AgroNeural, é facilitar a vida do consultor de agronegócio em relação aos atendimentos que ele faz nas fazendas em contato com o produtor rural.

O resultado de cada um desses atendimentos gera diversos dados que posteriormente serão utilizados tanto para o consultor entender sua performance, como também para identificar maneiras de melhorar o serviço prestado aos seus clientes.

Depois de montarmos o Dashboard de Monitoramento, agora vamos para a nossa próxima missão que é justamente a criação do Dashboard de Atendimento.

O primeiro desafio está na montagem e preparação do painel a partir das orientações de dados fornecidos pela AgroNeural. Nós fizemos uma reunião de Briefing com eles para entendermos melhor quais são as informações fornecidas atualmente pelo iM4 e já aproveitamos para ajustar a Matriz de Necessidades que criamos lá na primeira reunião presencial em São Paulo.

E isso é normal em consultorias. Nem sempre o que você mapeou lá no início se mantém até o final do projeto, ainda mais em produtos novos e recém-lançados, como o iM4. O importante é você ir ajustando ao longo do caminho sem que isso trave o projeto.

Ah, você pode conferir como foi esse bate papo diretamente na plataforma Play na aula “Missão #02 – Briefing”.

Atenção!

Estamos trabalhando com um cliente real, logo todos os envolvidos no projeto assinaram um NDA (Termo de Confidencialidade) que trata sobre o compartilhamento de dados sensíveis da empresa.

Pedimos o máximo de cautela no uso dessas informações, evitando torná-las públicas. Portanto, não publique este relatório na Web. Iremos avaliar a sua solução com base em prints que você irá disponibilizar no formulário ao final desta página.

Se você for publicar nas redes sociais que está participando do Bootcamp Power BI, lembre-se que você poderá divulgar apenas 3 telas da solução completa.

Assim, como desenvolveremos 3 Dashboards ao todo (Monitoramento, Atendimento e Performance), você poderá postar uma tela de cada Dashboard à medida que for evoluindo no Bootcamp.

Portanto não publique a solução completa da Missão #02, apenas uma única tela!

Objetivo 1

Seu primeiro objetivo é importar os dados dos arquivos CSV que foram extraídos do Data Warehouse e criar o Dashboard de Atendimento com as análises que você considerar importante de acordo com o que foi estabelecido nas primeiras reuniões em São Paulo e nesta última reunião pelo Zoom.

Cabe a você agora interpretar os desejos e necessidades que o cliente nos apontou para criar os próximos paineis.

Objetivo 2

Após concluirmos a reunião recebemos um novo desafio do nosso cliente. Antes do iM4 os dados dos consultores eram anotados em planilhas do Excel, uma para cada Rota.

Para efeitos comparativos e para avaliar tendências, é importante que essas informações estejam disponíveis no Dashboard, propiciando novas possibilidades de análises.

Recebemos da AgroNeural uma planilha para cada Rota com a quantidade de atendimentos de cada consultor por Área de Atendimento e por Mês (está dentro da pasta “Planilhas Manuais”). Nestas planilhas tem-se também um comparativo com a meta mensal de atendimento de cada consultor.

Você precisa então tratar esses dados da maneira que preferir e depois verificar o que podemos incluir de informação relevante no Dashboard, para que a AgroNeural tenha esse comparativo histórico também.

Note que esses dados estão em uma granularidade maior, com menos detalhes, em relação ao dados originais do Data Warehouse.

Dica 1: Assista à Live #62 como base para realizar ETL de planilhas.

Dica 2: Assista à Live #76 como base para realizar rateio de valores. 

Resumindo

Essas são suas tarefas para a Missão #02:

  1. Importar os dados em CSV para criar o Dashboard de Atendimento;
  2. Importar e tratar as planilhas de Excel com dados históricos e incluir essas informações no Dashboard;
  3. Tratar a diferença de granularidade entre a tabela de Atendimentos do arquivo CSV e a que veio da planilha manual, para que não seja exibido valores indevidos de acordo com os filtros aplicados.
  4. Fazer um comparativo de Atendimentos x Meta para os dados históricos da planilha de Excel.

A Missão apenas será considerada como concluída se você completar todos os itens da lista acima.

Entrega para o cliente


Data limite: 31/01, até às 18h. Após esse prazo este formulário abaixo não estará mais disponível.

Atenção!

Para se classificar para a Segunda Fase é necessário que, na Primeira Fase, você entregue ao menos 2 das 4 missões. E nessas 2 missões você precisará acertar ao menos 3 das 5 questões contidas no formulário ao final da missão.

Aqueles que atenderem a esse critério passarão à Segunda Fase e terão direito de participar de um SQUAD.

Agora é com você! Preencha o formulário abaixo com muita atenção: